quinta-feira, 24 de julho de 2014

O PREÇO DA LIBERDADE - PARTE III




Agora que tomamos contato com algumas considerações geradas em nosso último conteúdo, podemos seguir adiante com nossa proposta, com nossa determinação em trazer compreensões não tão frequentemente presente na mente e no cotidiano do ser humano.
A partir deste ponto é necessário compreender que tudo o que venha a ser aqui exposto poderá e deverá agredir a muitos, naquilo que estes construíram como pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos em suas vidas, pois, muitas narrativas foram contadas, registradas e aceitas por nossa consciência ao longo de muitos milênios.


É postura comum ao ser humano adotar sem grandes questionamentos a validade dos padrões e crenças nas quais ele esta envolvido. Nascemos, crescemos e simplesmente ao longo de nosso desenvolvimento vamos agregando conceitos, leis, informações sem que tenhamos o cuidado de nos ocuparmos em validá-las ou rejeitá-las. De certa forma, apenas os assimilamos, como por exemplo,  normalmente é o que fazemos com os alimentos dos quais nos servimos em nossa alimentação diária.
Ingerimos alimentos e líquidos sem a devida preocupação com a qualidade daquilo que estamos agregando ao nosso organismo, consequentemente os efeitos por este descuido e desregramento alimentar se manifesta nas moléstias e mal-estar  que somos acometidos em decorrência de nossa irresponsabilidade.


Se o acima descrito é uma verdade que se manifesta em nosso aparelho orgânico, o que dizer em relação aos nossos aparelhos mental e emocional, certamente é mais triste ainda o estado de descaso que desenvolvemos em relação a estes. O homem atual esta tão incorporado pela mente coletiva que não percebe que em muitos momentos seus pensamentos e emoções são produzidos e determinados fora dele, empobrecendo desta maneira a sua capacidade pessoal de gerir a si mesmo.


Já afirmei em outros textos que o ser humano possui em minha opinião duas qualidades fundamentais, a primeira, a grande capacidade de Amar, e a segunda, a capacidade não inferior a primeira, que é a capacidade de pensar.
Se nos dirigirmos ao dicionário veremos que encontramos muitas definições para a palavra capacidade, mas, vou centrar-me naquela que diz: “Capacidade é a qualidade de quem é apto a fazer determinada coisa, a compreendê-la; competência. Sin.: aptidão, faculdade, habilidade; inteligência, talento, valor.”¹
A definição exposta sugere em outras palavras a identificação de um determinado dom, no caso, o dom de Amar e de Pensar. Mas um dom pode ser desenvolvido e utilizado ou simplesmente, fazer parte, mas não ter uso.
Esta ultima compreensão me parece aquela que mais vibre no ser humano em nossos dias, ou seja, ele tem o dom de amar e pensar, mas não se utiliza deles. Com certeza deve haver algo e alguém que interfira na utilização destes dons, mas porque isto acontece? E a quem interessa a atrofia destas capacidades?


Estas questões e outras começam agora a serem dissecadas. Mas volto a apelar aqueles que se sentem engessados por conceitos tradicionais que se permitam abandoná-los por alguns instantes e viabilizem tomar contato com uma maneira diferente de pensar, ausente dos padrões e das crenças que possam povoar sua mente.


AS QUESRÕES

Vamos começar por uma pergunta básica.

O que é a Vida?

Não podemos encontrar em uma única assertiva a completa definição do que possa ser a vida. Seria inocência e ao mesmo tempo presunção tentarmos simplificar algo que extrapola inclusive a mente mais privilegiada, pois até esta, haverá de gerar compreensões dentro dos limites de sua faculdade cognitiva.
No entanto, vamos desenvolver alguns pensamentos e percepções que podem contribuir para que geremos novos conceitos sobre a vida.


Tenho assistido a muitas pessoas falarem com frequência, “temos que aproveitar a vida, fazer festas, viajar, conhecer pessoas, lugares, beber, namorar, fazer sexo, destacar-se na sociedade...”.
Bem, parece-me que estas compreensões passaram a fazer parte do censo comum, e aqueles que não se movem por estas e outras diretrizes são considerados caretas ou alienados.
Paro para pensar (...), e descubro então que sou careta ou alienado (ou os dois juntos, risos), pois a vida para mim esta muito distante de se concentrar nestas condutas, elas, são em meu entendimento um complemento na vida e não a base na vida, assim sendo posso dizer sem medo de errar que é na realidade a moldura do quadro, do cenário que realmente contem a vida. Reconheço as experiências nelas contidas, mas existe algo mais do que isso.


Muitos podem se perguntar:
O que é a vida então para você?


Ah!  A vida, é a expressão do infinito no finito, é a incompreensão, a dúvida, a convicção, o movimento, a renovação, é olhar para o céu e ter a certeza de que a terra para todos nós é apenas mais uma estação, um estágio, um instante em um caminho por entre as estrelas.
Mas este caminho é percorrido e criado exclusivamente por cada um de nós, em busca não da ascensão, como muitos erradamente pensam, mas sim, um caminho na busca de nossa Liberdade como consciência, como um fragmento de nosso Eu Superior. Somos almas que vivemos em coletividade, mas que possuímos propostas exclusivas onde a lapidação de nossa consciência assegurar-nos-á o direito de alcançarmos níveis mais perfeitos na expressão denominada por nós de Amor.
Mas este caminho é incrivelmente longo e composto de infinitas possibilidades, hoje, encontramo-nos aqui na terra, amanhã, é absolutamente incerto o nosso paradeiro, a única certeza com a qual eu posso contar é o direito inato em cada um de nós de seguir adiante, portanto, o que vivemos na terra é da natureza da terra, é da natureza desta estação na qual nos encontramos agora e daqui a pouco ficará para trás quando conseguirmos nos mover em direção à próxima estação.


Nada do que aqui existe é nosso, tudo que aqui nos cerca faz parte desta experiência e aqui ficará quando partirmos. Mas é necessário que se entenda que o partir ao qual faço alusão não se refere à morte. A morte é uma amarga ilusão na qual estamos ainda presos. Quando falo partir, reporto-me a condição obtida em decorrência do sucesso alcançado diante das lições que esta estação nos proporcionou e o consequente aprendizado nela obtido, este é o partir, e esta é a vida, a imensurável capacidade e possibilidades que a imortalidade de nossos espíritos nos proporciona.   


A vida, é amar, é correr, é odiar, é ser recluso de si mesmo nas limitações que nossa personalidade nos impõe. Quando odiamos alguém ou a algo, na realidade estamos aprendendo a valorizar o amor, reconhecer o valor que o amor tem e o quanto ele faz falta em nossas vidas. Quando temos carências financeiras, manifestamos limitação e escassez, mas em realidade, estamos aprendendo a valorizar a abundância, o ilimitado.
Se estivermos a amar, em realidade estamos aprendendo que a vida pode ser eternamente vivida na comunhão, na graça e no desejar o bem a todos a nossa volta.
A vida é uma eterna lição, não se restringe por nada, não se torna pequena diante das limitações, das injustiças que nossos olhos percebem. Ela é o silêncio na supressão da voz que se cala diante da dor, mas também é o estrondoso ruído que a alegria promove nos corações.


A vida é o inquietante e incompreendido desejo de retornar ao lar, mesmo sem saber onde e qual é este lar, é saber que dentro de nosso corpo vive o amor em cada uma de nossas células, em cada secreção por nós produzida.
Reconhecer a vida fora de nós talvez seja o nosso maior exercício, esta vida a qual me refiro esta vibrante em seu animal de estimação, na pequena orquídea que você tem sobre a sua mesa. No próprio móvel de madeira que adorna a sua sala, sim, nele também há vida. A pedra  que usamos nos alicerces de nosso lares contém vida e merece o mesmo amor que nos é dispensado pela Fonte-Deus. O Extraterrestre que você  não admite a existência também tem direito a vida.
A vida não tem aparência, cheiro, forma, cor, e ao mesmo tempo tem tudo isto, então porque perdemos tempo em não viver?


Então!
O que poderia ser viver senão a eterna capacidade de coexistir com tudo e todos onde a vida pulsa como expressão da mais nobre energia que habita e se irradia da Fonte, sem estabelecer distinções ou privilégios.
Nosso caminho nada mais é do que o reconhecimento através do aprendizado e do enriquecimento de nossa consciência daquilo que é Deus, cada estação pela qual estamos a passar traz-nos um pedacinho ínfimo do que seja a expressão, a presença Deus  em nós, no outro e no universo. Quando tivermos passado por todas as estações, quando tivermos alcançado a Liberdade, estaremos diante da face de Deus e a ele nos incorporaremos em um estado de êxtase inenarrável.


Portanto, ao estar próximo de concluir este nosso momento deixo-vos com uma inquietante divagação.
Quando criamos resistências, abandonos, quando negamos a nós mesmos e ao outro, quando nos comportamos de maneira irresponsável diante da vida, estamos deixando de conhecer um pedacinho de Deus em nós, no outro e em tudo a nossa volta.
Quando gerarmos, assimilarmos e incorporarmos esta compreensão em nós reconhecer-se-á a vida naquilo que ela realmente é, e não apenas uma parte fracionada do que seja viver.


Ainda somos sombra e luz, amor e ódio, unidade e dualidade porque a dificuldade em aprendemos que a vida é tudo isto, lutamos muitos anos de nossas existências para decidir em que lado haveremos de ficar, mas não é uma questão de optarmos por um lado, mas sim perceber que nestas polaridades encontramos as lições que nos conduzirão ao sucesso de mais uma estação ultrapassada para chegarmos a presença de Deus.


A vida é muito mais do que isto, mas isto também é parte da vida.
Até o nosso próximo encontro.


¹ - http://www.dicio.com.br/capacidade/




Nenhum comentário:

Postar um comentário