quinta-feira, 24 de julho de 2014

O PRINCÍPIO


Quando éramos crianças gostávamos de ouvir historias contadas por nossos pais ou avós para dormirmos, muitos de nós inclusive não dormíamos sem ouvi-las.
Mas o tempo passou e nos tornamos adultos pela evolução normal na qual todo o ser humano experimenta em seu crescimento físico, mental e emocional.
Mas o hábito adquirido na infância de ouvirmos histórias parece que resiste em nos abandonar ou nós mesmos resistimos em abandoná-lo.

Somos inundados por tantas histórias que carregamos desde aquele tempo infantil e tantas outras que fomos adquirindo ao longo de nosso crescimento, mas quando foi que paramos para pensar sobre estas historias?
Quando paramos para pensar na veracidade ou coerência daquilo que nos era contado e que tornamos como verdades sem nos preocuparmos em questioná-las?
Hoje quando decidimos (para alguns poucos) tornar nossa consciência mais afinada com a fase adulta que nos encontramos, ou ainda, quando decidimos (para pouquíssimos) mais comprometidamente gerarmos uma consciência mais equilibrada e sintonizada com a evolução espiritual buscando o aprimoramento e o aperfeiçoamento de nosso ser observando-o não somente como a personalidade que transita por esta realidade dimensional, mas sim, observá-lo como um todo complexo e único dotado de uma condição que expresse  de maneira clara e absoluta o envolvimento natural e inerente a nossa existência como filhos da Fonte Primordial que é Amor e Luz.
Em minha opinião temos que necessariamente e diria até imperiosamente decidir se manteremo-nos através do estado comum de consciência ou haveremos de buscar a identidade daquilo que realmente somos (ou pelo menos pensamos que somos), seres dotados de uma capacidade criadora, de uma imortalidade e gerados a imagem e semelhança da Fonte de tudo o que É.

Desde o princípio dos tempos o homem viveu cercado das tais histórias, muitas eram apenas lendas ausentes de veracidade e comprometidas basicamente com o grau evolutivo da época em que a mesma fora gerada.
Acredito que o Mito da Caverna do filósofo Platão é um grande exemplo do quanto somos moldados por crenças e histórias desprovidas de veracidade, mas que se tornam leis, pois são trazidas ao nosso conhecimento e incorporadas sem que nos permitamos refletir sobre a mensagem nela contida.
Apenas incorporamos esta mensagem, validamos e muitas vezes nos movemos direcionados pela mesma permitindo que sua influência exerça em nossas vidas conseqüências que cerceiam nossa liberdade de manifestação tornando-nos limitados e dependentes levando-nos a percorrer a contramão na estrada da vida e consequentemente a da nossa evolução.

Para seguirmos deste ponto temos que necessariamente fazer aqui uma distinção para facilitar nosso entendimento e preparamo-nos para os demais artigos.
Esta distinção remete-nos a gerar compreensão sobre o que seja Real, Realidade e o que é Verdade.
Neste sentido sirvo-me de conceitos que acredito possam trazer umas descrições mais elaboradas e dotadas de conceitos filosóficos, os quais sempre são muito bem-vindos a consciência humana.

REAL E REALIDADE


REAL OU REALIDADE?(1)

            O problema entre o REAL e a REALIDADE; é que, apesar de, em princípio, parecerem a mesma coisa; são coisas totalmente distintas; pois toda a REALIDADE é REAL; mas, nem todo o REAL faz parte da REALIDADE.
            Para entendermos isso, é necessário falar um pouco sobre o significado de REAL e de como a mente humana apreende o CONCRETO, formando a REALIDADE e o conhecimento.
            Antes de explicar; no entanto; faz-se necessário uma CONVENÇÃO. Gostaria de convencionar que a palavra CONCRETO, nesse artigo, irá significar a parte do REAL que existe fora da mente humana e que concerne aos objetos concretos; e que REAL significa TUDO O QUE EXISTE; sendo CONCRETO ou NÃO; independente de existir DENTRO ou FORA da MENTE HUMANA. Dessa forma, o REAL abrange o que existe DENTRO e FORA da MENTE HUMANA.
            Assim, uma CADEIRA é CONCRETO e REAL (Existe); enquanto a BONDADE, apesar de não ser CONCRETO, é REAL por que EXISTE na MENTE HUMANA..
            Isso convencionado; imaginemos agora um objeto concreto; de existência externa ao Homem e um homem observando esse objeto. Ao observar um objeto concreto, a mente, através dos sentidos, capta a imagem e as sensações obtidas por esse objeto, formando uma imagem do mesmo.
            Depois desse processo de "imaginação", no qual o cérebro forma uma imagem do concreto captado pelos sentidos, à imagem desse mesmo objeto é incorporado todas as sensações que se tem dele (Cheiro, cor, se houve contato com o tato a sensação de textura, dureza, etc...); formando assim uma imagem tridimensional sinestésica do objeto.
            No passo seguinte, a mente adiciona idéias de valor à essa imagem; incorporando ao modelo tridimensional sinestésico essa idéia de valor.
            À esse modelo, tridimensional sinestésico, acrescido da idéia de valor, chamaremos de MODELO MENTAL. Esse processo, perdura por toda a existência do homem, que passa a formar um conjunto de modelos mentais; que chamamos de REALIDADE; (A SOMA de todos os modelos mentais de um ser humano).
            Assim, REALIDADE é o conjunto de todos os modelos mentais tridimensionais sinestésicos (Com todas as sensações dos sentidos agrupados nele); acrescidos dos valores advindos do grupo cultural em que o indivíduo está inserido.
            Note que, o Homem não se relaciona com o CONCRETO; mas com a sua própria REALIDADE.
Fisicamente, por exemplo, uma cruz não passa de dois pedaços de pau colocados em forma de “t”; no entanto, a imagem sinestésica desses dois pedaços de pau, acrescidos de valores advindos da cristandade, dá outro significado a esses mesmos pedaços de pau; formando uma nova REALIDADE. Assim, o homem, se relaciona com a sua própria REALIDADE; criada por ele mesmo, e não com o CONCRETO; inserindo novos elementos no REAL.
            Além de se relacionar com a sua própria REALIDADE, formada em parte pelos modelos mentais advindas do CONCRETO; o Homem ainda povoa a sua REALIDADE com outros modelos criados a partir de seu imaginário, que, tomam forma e força, passando a ter existência na REALIDADE humana com a mesma força do que os outros modelos advindos do concreto. Nessa categoria estão instituições como a DEMOCRACIA; que, apesar de não ter origem no concreto, faz parte da REALIDADE humana; tendo tanta força como os modelos vindos da observação do concreto. Dessa feita; as instituições, e todas as outras coisas que não existem no concreto, através do Homem; se corporificando na REALIDADE, passam a ter existência no REAL.
            Agora, vale a pena uma pausa para entendimento. Uma ILUSÃO é REAL; pois uma ILUSÃO EXISTE. Ela existe não como OBJETO CONCRETO; mas como ILUSÃO. Assim, uma ILUSÃO é REAL enquanto ILUSÃO; na CATEGORIA de ILUSÃO. Assim, o mesmo se dá com as INSTITUIÇÕES, que são REAIS enquanto INSTITUIÇÕES.
            Entendido tudo isso; entende-se que toda a REALIDADE faz parte do REAL; mas nem tudo que é REAL faz parte da REALIDADE; pois a REALIDADE é HUMANA; depende do homem; sendo o REAL transcendente ao HUMANO; contendo toda a nossa REALIDADE mais tudo o que é REAL e que não faz parte dessa mesma REALIDADE (Que é desconhecido ao Homem).
            Isso posto, entendemos o porquê do Homem estar imerso em tanta confusão; pois além de confundir REALIDADE com CONCRETO, confunde esta (Realidade) com REAL; e não conhecendo esse mesmo REAL, confundindo as categorias que nele existe, tenta forçar a HUMANIDADE a adotar a sua própria REALIDADE como se REAL fosse.

VERDADE (2)

Para definir verdade utilizarei a definição mais simplificada de Nietzsche que afirma, “A verdade é um ponto de vista.” Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "Como filosofar com o martelo.”

CONCLUINDO

Diante dos conceitos acima enunciados podemos então entender que:
O Real independe da compreensão, conhecimento ou aceitação do homem, ele simplesmente existe, mas o homem ao criar a sua Realidade passa a torná-la Real, porque ela passa a existir para ele.
A Realidade é composta por todas as percepções que o humano gera conhecendo, compreendendo e aceitando.
A Verdade é totalmente particular e expressa observações totalmente individualizadas descomprometidas do censo comum. É constituída das crenças adquiridas e criadas pelo individuo.

Feita estas distinções podemos seguir a frente.

Ao longo da história da humanidade muita informação foi criada com a intenção de iludir, manipular e controlar esta mesma humanidade, pois o homem sempre esteve voltado a exercer o Poder sobre o próprio homem, e mais, estivemos e ainda estamos sofrendo a influência de consciências extraterrestres que influenciaram e ainda influenciam os rumos de nossa civilização em maior ou menor escala dependendo da época observada.
A consciência de massa também exerce forte influência no comportamento do individuo na medida em que grupos e organizações cada vez mais se especializam em gerar serviços e produtos que tornam a vida moldada pela obtenção das facilidades encontradas  nesta nova sociedade voltada de maneira obcecada pelo consumo desenfreado e irresponsável que substitui padrões morais, éticos e culturais.
Estes desregramentos geram aculturamento e imoralidade produzindo verdadeiros abismos nas classes sociais e ruptura no seio familiar, núcleo da sociedade, pois o individuo move-se exclusivamente na direção do “possuir” perdendo a noção de si mesmo e encarando ao outro como um concorrente em potencial na obtenção destes bens, serviços e o consequente status que estes lhe concedem.

Portando-se desta maneira fica evidente o porquê da grande dificuldade que o homem possui em si mesmo de questionar a sua realidade, entender do que ela e composta e como ela e formulada, pois seus padrões e crenças adotadas são disciplinadamente obedecidos e incorporados como leis sagradas, e dentro desta compreensão, tudo o que é sagrado é inquestionável, definitivo, absoluto.

Tomando esta compreensão como um aspecto comum na vida da humanidade fica mais fácil entender porque o homem resistiu e resiste em aceitar novas compreensões, informações e conhecimentos quando estes se posicionam contrário a tudo aquilo que é aceito por este mesmo homem.

Mas uma pergunta neste ponto se impõe:
A quem e ao que esta inconsciência serve?

Nos próximos artigos passaremos a desenvolver idéias e trazer discussões sob percepções já conhecidas, mas que ainda se utilizam de maquiagens para iludir ou calar a voz do individuo.
Outras idéias, certamente haverão de produzir muita contrariedade, negação e até revolta em algumas pessoas ainda presas ao “não questionar” as leis e ao sagrado, mas começa aqui uma proposta irreversível na qual haverei de me mover seguro de que esta experiência é fundamental ao meu aprendizado e o consequente burilamento de minha consciência.

Esta viagem começa agora, aqueles que se sentirem encorajados, não limitados e desejarem reconhecer o Real abandonando e libertando-se da Matrix que os aprisiona sintam-se a vontade para embarcar nesta nave.
Mas saibam: não lhes prometo verdades, pois não as possuo; não lhes prometo segurança, pois cada um desenvolve a sua; também não lhes informo o destino, pois o caminho e a experiência são individuais e cada um construirá o seu ponto de chegada; não lhes prometo dias fáceis, pois certamente serão difíceis e turbulentos; saibam também, que não lhes prometo dias de paz, pois serão extremamente inquietantes.

Mas, prometo-lhes tão somente a coragem, a lealdade, a humildade e um espírito que jamais aceita a ultima resposta como definitiva.

Aqueles que conseguirem chegar ao seu destino, asseguro-lhes que lá encontrarão a Liberdade, a Independência, a verdadeira Unidade, o Real, a Totalidade, a plenitude de Consciência, o reencontro com a sua Divindade e finalmente, estarão diante, junto, integrados a FONTE PRIMORDIAL que é Amor e Luz.


Sejam Bem-Vindos.


Namastê.
    


         Por: João H. L. Ferreira
2)             http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade


Nenhum comentário:

Postar um comentário